Oportunidades de Profissionalização

 

Curso de Formação em Gestalt-Terapia: Criança, Adolescente e Adulto

“A verdadeira revolução passa pela prática do amor e seu aprendizado. Os revolucionários de hoje vivem suas vidas com um duplo compromisso: o de ser felizes e o de servir de referência para que outros possam construir sua própria experiência de liberdade e de sentido”.

 

- Alejandro Spangerberg

Objetivos do Curso

Através do contato com a teoria e a metodologia gestálticas, oferecer condições para que o psicoterapeuta contate consigo mesmo, numa reedição saudável de seu desenvolvimento, com objetivo de desenvolver a postura psicoterapêutica, a aquisição de ferramentas técnicas e a capacidade de fazer intervenções efetivas, na relação presente, com o cliente criança, adolescente ou adulto.

Programa

Metodologia

Primeiro Módulo:  Workshop I: Visão de homem e de mundo da Gestalt Terapia. Bases Filosóficas da Gestalt Terapia. Influência de outras escolas sobre a Gestalt-Terapia. Epistemologia da Gestalt Terapia. História da Psicologia. História da Gestalt Terapia. Psicopatologia na compreensão da Psiquiatria e da Gestalt Terapia. Teorias do desenvolvimento. A Adolescência na Contemporaneidade. Unidade de trabalho. Unidade de Supervisão. Workshop II: Costurando nossos retalhos.

 

Segundo Módulo: O Contrato psicoterapêutico. Noção de neurose em função das interrupções do ciclo de contato-retirada. Ciclo de energia (segundo J. Zinker e Alejandro Spangenberg). Mecanismos de Defesa. Camadas da Neurose. Princípios éticos no enfoque da psicologia e da abordagem gestáltica. O processo psicoterapêutico com Adultos. Trabalho de treinamento nos papéis: terapeuta, cliente e observador, no Ciclo de energia e suas interrupções.

 

Terceiro Módulo: Instrumentalização do Gestalt Terapeuta. Início do Estágio e Supervisão em grupo. O processo psicoterapêutico com Crianças e Adolescentes. Psicodramatização e técnicas de role-playing. Trabalho de treinamento nos papéis: terapeuta, cliente e observador com utilização de técnicas, recursos artísticos e trabalhos corporais em experimentos criativos. Workshop III: A história de minha criança.   Workshop IV - O adolescente em mim.

 

Quarto Módulo: O movimento e a criatividade. O processo corporal e a arte de acompanhar a resistência. Workshop V. A criatividade na construção da identidade - Trabalhando com nossos pais.

 

Quinto Módulo: Transferência e Contratransferência. Trabalho com sonhos e fantasias. Trabalho com os mitos (segundo C. Jung e Alejandro Spangenberg). Redação e apresentação de Artigo. Fechamento dos processos de supervisão e retirada. Workshop VI - Ser terapeuta - uma história que se inicia. Fechamento emocional do grupo.

Através do contato consigo e com o grupo, o participante, numa situação de aprendizagem, resgata suas vivências anteriores, buscando o sentido que emerge, pela reflexão e  compreensão de seus próprios conteúdos de vida atualizados no aqui e agora da situação grupal.

Clientela

Estudantes do quarto e quinto anos da Faculdade de Psicologia, Psicólogos e Gestalt Terapeutas.

Processo de ingresso

Entrevista, ficha de inscrição, currículo e apresentação de documentos: cópia de RG, CPF, Diploma (cópia), comprovante de residência e uma foto.

Estágio supervisionado

80 horas - Atendimentos comunitários.

Inscrição

Mais informações

Turma 2017-2018

   No dia 16 de fevereiro, o Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas, teve em sua sede, uma manhã de Encerramento das atividades de mais uma turma do Curso de Formação em Gestalt Terapia: Criança, Adolescente e Adulto.

   Em um primeiro momento, as alunas apresentaram seus Artigos e após o lanche de despedida, a Diretora do Instituto, Coordenadora do Curso, Maria Aparecida de Freitas, entregou o Certificado de Conclusão às alunas Ana Paula Machado Wunderlich, Iara Monteiro, Jéssica Karolina Rodrigues, Juliana Ronchi, Marcella Alessandra Spath e Letícia Pereira Falleiro.

     Queremos desejar sucesso a todas, na certeza de que realmente houve comprometimento e seriedade nesta caminhada de dois anos. Que seus esforços e dedicação lhes sejam a garantia de que continuarão a trilhar por outros caminhos igualmente vitoriosos. Parabéns.   E continuamos aqui para o que precisarem. Com meu carinho de sempre - Cida.