Cursos
Workshops
Atividades Permanentes
 
Quem Somos
Objetivos
Convênios
 
 
 
 
 
 
Objetivos
NOSSO OBJETIVO

Nosso principal objetivo é propiciar à pessoa que nos procura, desenvolvimento humano, aliado a um embasamento teórico, que lhe permita contatar com seu potencial terapêutico criativo e o canalize para uma prática coerente com a postura gestáltica, assumindo sua singularidade e estilo pessoal como profissional seja na área clínica, educacional, organizacional, de assistência social ou de saúde.

A ABORDAGEM GESTÁLTICA

Cada indivíduo é parte do mistério irredutível da vida, inclui-se na grande rede da existência, o que vale dizer que está fadado a ter que assumir uma postura na aventura que é viver permanentemente em relação. Nascemos de uma relação, vivemos construindo relações. Somos o tempo todo implicados em redes de relações as mais diversas, afetando essas relações com nossa forma de ser, ao mesmo tempo em que somos afetados por elas. Somos, portanto, agentes de nossa existência e da de outros.
Nossa identidade se forma em relação a um grupo (família, comunidade, etc.), aprendemos, crescemos e criamos uma identidade em relação e em resposta a outros. Em cada grupo em que o indivíduo transita, ele reproduz, no aqui e agora do grupo, as mesmas temáticas individuais e respostas esteriotipadas que no passado usou. Portanto, só é possível transformar esta identidade através da experiência de outra relação significativa, seja terapêutica, de aprendizagem, ou pessoal.
O presente inclui o passado, pois este se atualiza no presente em forma de gestalten abertas que se reatuam em nossas relações.

A aprendizagem e a transformação para a saúde só são possíveis através:

- de um processo vivencial no “aqui e agora” que integre o intelectual, o afetivo, o corporal e o espiritual,
- do estabelecimento de relações significativas entre os implicados no processo de transformação (cliente/terapeuta, educando/educador, integrantes de grupos, etc.),
- do trabalho intrapsíquico-contextual (indivíduo, família, sociedade, comunidade e civilização).


NOSSA METODOLOGIA - NOSSA PRÁTICA

- Nosso enfoque é sempre partir do desenvolvimento pessoal, isto é, oferecemos sempre a possibilidade de a pessoa vivenciar seus vários aspectos enquanto ser humano, numa busca de auto-conhecimento e desenvolvimento de todas as suas potencialidades;
- O desenvolvimento profissional acontece como decorrência e ao contatar com os fundamentos filosóficos e as bases teóricas da Gestalt Terapia, numa reflexão constante do que faz sentido para si e para as outras pessoas de seu relacionamento;
- Acreditamos que só uma vivência profunda de si, aliada à consciência de seu próprio processo possa capacitar o profissional para o trabalho com outros;
- Todos os cursos estão estruturados em unidades temáticas com o sentido de aprofundamento teórico-prático:
- Apresentação de teoria, aliada à metodologia dialógica-fenomenológica;
- Vivência pessoal do participante em relação ao tema;
- Aplicação através de práticas supervisionadas daquele exercício com os participantes do próprio grupo;
- Retorno de como foi compreendido o processo pelos demais integrantes do grupo e pelo supervisor (feedback);
- Estágios supervisionados com “atendimentos comunitários” de clientes da própria comunidade realizados na sede do Fronteiras Gestálticas.
- Atendimentos comunitários são atendimentos clínicos individuais ou em grupos para clientes com dificuldades financeiras, que procurem tal serviço por iniciativa própria ou são encaminhados por entidades assistenciais do Terceiro Setor ou pertençam a comunidades de algumas escolas com as quais temos convênio.