Cursos
Workshops
Atividades Permanentes
 
Quem Somos
Objetivos
Convênios
 
 
 
 
 
 
Quem Somos
“É esse ofício de cuidar da alma das pessoas fica também tão entranhado na gente, que vira meio de vida, faz parte da massa do sangue, não dá para objetivar muito”.

Jean Clark Juliano

INSTITUTO DE PSICOLOGIA FRONTEIRAS GESTÁLTICAS


- Quem somos:

Somos um grupo de profissionais com formações diversas, que se identificam com a base filosófica humanista-existencial da Gestalt Terapia e se unem para contribuir para o desenvolvimento pessoal e a formação profissional de outras pessoas.

A própria história da Gestalt Terapia nos orienta o caminho. Ela se faz do contato de seus fundadores com as idéias, com os estudos mais significativos de sua época, num processo de enriquecimento contínuo, isto é, conhecendo o novo: enxergando-o de perto, experienciando, discriminando, escolhendo alguns elementos, inserindo-os em sua teoria, assimilando-os e praticando-os já numa nova totalidade.

Isto é ser gestaltista, no nosso entender, no nosso vivenciar. Somos gratos e acolhemos as várias bases teóricas da filosofia e da psicologia, que fundamentam nosso corpo teórico. Conferimo-lhes a devida ênfase, estudamos com interesse e respeito seus princípios teóricos básicos para entendermos o suficiente para podermos fazer uma seleção consciente, inserindo sua contribuição em nossa prática. Somos também atentos aos estudos e práticas edificantes nas áreas da educação, artes, na organização social de nossa comunidade e nas instituições de trabalho que a sustentam.

O INSTITUTO DE PSICOLOGIA FRONTEIRAS GESTÁLTICAS é uma instituição que reúne profissionais de diferentes lugares em seu corpo docente. É uma instituição que se enriquece com pessoas, mais que tudo. É uma instituição de educação e saúde que se constrói e se atualiza permanentemente com os estudos e a prática de seus profissionais: psicólogos, professores, arte-educadores, médicos, filósofos e outros que aqui vêm com propostas claras de um trabalho construtivo e sadio para nossa comunidade.

O INSTITUTO DE PSICOLOGIA FRONTEIRAS GESTÁLTICAS tem um núcleo de bons motivos para existir: estudo, trabalho teórico e clínico pautados na ética do respeito aos mais altos valores humanistas e na prática que contribua para a transformação social.

Não pretendemos “praticar uma Gestalt” pura e ortodoxa” – se é que ela pode ser assim definida?” – perguntam-se Serge e Anne Ginger no livro ”Gestalt: uma Terapia do Contato”. E eles mesmos respondem: “A genialidade de Perls foi justamente integrar múltiplas influências em uma “Gestalt” coerente e nova, alimentando uma prática eficaz, que associa as principais correntes terapêuticas e filosóficas [da] segunda metade do século [passado]... “Tudo começa no entusiasmo e acaba na organização” (E. Herriot), afirmam, e como eles, desconfiamos “da rigidez dogmática que ameaça qualquer teoria e só pode, afinal, levá-la à esclerose e à morte...” [...] Como eles, adoramos “explorar os espaços vazios de um mapa cujo traçado é incerto, desde que disponha de alguns pontos de orientação que [nos] proporcionem segurança, mesmo que ao longe” (Ginger, 1995, pp. 81, 82).

O INSTITUTO DE PSICOLOGIA FRONTEIRAS GESTÁLTICAS tem suas atividades coordenadas pela professora e psicóloga Maria Aparecida de Freitas Romais, que após ter feito várias formações em Gestalt Terapia, e ter mais de dez anos de prática, criou um modelo original de Curso: Especialização em Psicologia Clínica na perspectiva da Gestalt Terapia: Criança e Adolescente e convidou o psicólogo uruguaio Alejandro Spangenberg, com pós-graduação em Gestalt Terapia em Cleveland, Ohio, EEUU., para ser Professor e Assessor Didático do Curso de Especialização em Psicologia Clínica na perspectiva da Gestalt Terapia: Adulto, dos Cursos de Formação Clínica para Gestalt Terapeutas: Processo e Terapia Grupal e Casal, Família e Sistemas Íntimos e do Curso de Dinâmica de Grupo na Área Organizacional, cujos modelos são aplicados no Centro Gestáltico de Montevidéu.



COMUNIDADE CLÍNICA

A Comunidade Clínica do Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas é constituída pelas Sócias psicólogas, gestalt-terapeutas: Maria Aparecida de Freitas Romais e Patrice de Freitas Romais Fischer, por mais dez psicólogos(as) autônomos(as), psicoterapeutas com Especialização em Gestalt Terapia e outras abordagens humanistas e pelos alunos dos Cursos de Especialização ou Formação do Instituto, em processo de Estágio, atendendo clientes na Clínica Comunitária.

A Comunidade Clínica é orientada pelos princípios contidos no Regimento do Instituto, pelas diretrizes do Código de Ética do CFP e do CRP 12 e de outros órgãos de Administração, de acordo com a respectiva competência.

A estrutura Clínica do Instituto de Psicologia FRONTEIRAS GESTÁLTICAS oferece Especialidades Clínicas:

Psicoterapia Individual: crianças, adolescentes, adultos;
Psicoterapia de casal e família;
Trabalhos de grupo (grupos mistos ou temáticos: Controle do Tabagismo, Grupo de Desenvolvimento de Equipe: em Escolas e Organizações, etc.);
Avaliações: Psicodiagnóstica, Psicopedagógica, Vasectomia;
Supervisão Clínica.

ATENDIMENTOS COMUNITÁRIOS
São atendimentos à clientela pertencente à população de baixa renda.
São realizados pelos psicólogos da Clínica e pelos alunos estagiários.
A clientela é oriunda de convênios firmados com instituições filantrópicas, escolas públicas e por indicação de médicos e assistentes sociais e outros profissionais, com comprovação da realidade social a que pertence.


CORPO CLÍNICO

Ana Paula Machado Wunderlich - CRP 12/13262

Carmen Maria da Fonseca Engler – CRP 12/00282

Cássia Fonseca Zuanazzi - CRP 12/11944

Caroline Durando - CRP 12/11078

Juliane Cristine Koerber Reis – CRP 12/00469

Marciane Cleuri Pereira Santos – CRP 12/01594

Patrice de Freitas Romais Fischer – CRP 12/05312


CORPO CLÍNICO

ANA PAULA MACHADO WUNDERLICH

CRP 12/13262 – Psicóloga Autônoma – Gestalt Terapeuta
Graduação em Psicologia pela Faculdade Ingá – UNINGÁ – (2012). Pós Graduação em Gestão em Saúde – Maringá/PR (2014).
Psicoterapeuta de criança e adolescente.

CARMEN MARIA DA FONSECA ENGLER

CRP 12/00282 – Psicóloga Autônoma - Gestalt terapeuta - Especialista Clínica CFP
Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti – Curitiba/PR (1984). Curso de Formação Clínica Infantil pela CLINISELF – Curitiba (1985). Curso de Gestalt Terapia Infantil – Raízes Psicologia Clínica de Curitiba (1992). Formação Clínica em Gestalt Terapia: Criança e Adolescente , pelo Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas - Joinville/SC (2002). Atua na Prefeitura Municipal de Joinville.
Psicoterapeuta de criança e adolescente. Orientação Vocacional e Grupo de orientação de pais de crianças de 0 a 4 anos.

CÁSSIA FONSECA ZUANAZZI

CRP 12/11944- Psicóloga Autônoma – Gestalt terapeuta
Graduação em Psicologia na Associação Catarinense de Ensino de Joinville – ACE – (2012). Formação Clínica Básica: Criança, adolescente e adulto, pelo Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas – Joinville/SC (2014).
Psicoterapeuta de criança, adolescente e adulto.

CAROLINE DURANDO

CRP 12/11078 - Psicóloga Autônoma - Gestalt terapeuta -
Graduação em Psicologia na Associação Catarinense de Ensino de Joinville – ACE/ SC (2011). Formação Clínica Básica: Criança, adolescente e adulto, pelo Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas – Joinville/SC (2014).
Psicoterapeuta de criança, adolescente e adulto.

JULIANE CRISTINE KOERBER REIS

CRP 12/00469 - Psicóloga Autônoma - Gestalt terapeuta -
Graduação pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1987) e Pós-graduação Stricto Sensu em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Formações em Gestalt-terapia(ênfase Infantil/Adolescente), Arte-reabilitação, Psicopedagogia, Dependência Química e Avaliação Neuropsicológica. Ampla experiência clínica e institucional no atendimento a pacientes com deficiências, dificuldades de aprendizagem, TDAH e transtornos do desenvolvimento; suas famílias e escolas. Docente do ensino superior e pós-graduação. Palestrante e pesquisadora na área de deficiências e sua reabilitação.
Psicoterapeuta de criança, adolescente, adultos, casais, grupos.

MARCIANE CLEURI PEREIRA SANTOS

CRP 12/02128 – Psicóloga Autônoma – Gestalt terapeuta
Graduação em Psicologia na Associação Catarinense de Ensino de Joinville – ACE – (1995). Especialização em Terapia Familiar Sistêmica – Eirene do Brasil (1999). Formação Clínica Básica: Criança, adolescente e adulto, pelo Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas – Joinville/SC (2014).
Psicoterapeuta de adulto.

PATRICE DE FREITAS ROMAIS FISCHER

CRP 12/05312 - Psicóloga - Especialista Clínica pelo CFP
Graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia de Joinville – Associação Catarinense de Ensino – ACE – (2004).
Especialização Clínica em Gestalt Terapia: Criança e Adolescente, pelo Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas – Joinville/SC.
Especialização Clínica em Gestalt Terapia: Adulto, pelo Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas – Joinville/SC.
Curso de Terapia de Casal pelo INTERCEF - Instituto de Terapia e Centro de estudos da família - Curitiba/PR - (2012).
Diretora Administrativa e Clínica do Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas – Joinville/SC.
Responsável Técnica junto ao CRP 12 pelo Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas - Joinville/SC.
Psicoterapeuta de criança, adolescente, adulto e Casal. Transtornos Alimentares e Oncologia.



CORPO DOCENTE

ADRIANO FURTADO HOLANDA - Doutor em Psicologia
Possui graduação Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1987), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1993) e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná. Membro fundador do Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília, Editor da Revista da Abordagem Gestáltica e membro do Circulo Latino Americano de Fenomenologia. Atualmente exerce a função de Chefe do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Epistemologia da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Psicoterapia, Abordagens Fenomenológicas e Existenciais, Gestalt-Terapia e Abordagem Centrada na Pessoa, Psicologia da Religião, História da Psicologia e Pesquisa Fenomenológica.

CHRISTIANI DOS SANTOS GUEDES MACHADO - Mestre em Literatura Brasileira
Possui graduação em Letras – Português e Inglês pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, especialista em Linguística pela Faculdades Integradas de Amparo – São Paulo, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e doutoranda em Literaturas pela UFSC.Leciona Língua Portuguesa Instrumental/Fundamentos da Lingüística/Metodologia dos Conteúdos Básicos em Língua Portuguesa I/Metodologia dos Conteúdos Básicos em Língua Portuguesa II e Metodologia Científica.


GISELE FONTENELLE DE OLIVEIRA – Psicóloga Psicoterapeuta Reichiana
CRP 12/01129
Graduação em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica – PUC – Rio de Janeiro/RJ (1992) Especialização em Psicodinâmica Infantil e Adolescente, vinculado ao IPPIA – Joinville/SC(1995)- Especialização em Psicoterapia Corporal pelo Centro Reichiano de Psicoterapia Corporal – Curitiba/PR (1996)- Psicóloga pela Prefeitura Municipal de Joinville, atuando no PAM Boa Vista com portadores de câncer de mama, de colo de útero e obesidade - Professora de Psicologia Geral da Faculdade de Psicologia de Joinville – ACE. Psicóloga Clínica.


MARCIA SUELY CORGOZINHO AMARAL – Psicóloga Psicoterapeuta Psicanalista - Mestre
CRP 12/00749
Graduação em Psicologia Especialização em Psicologia da Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis/ SC (1995). Mestranda em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC – Joinville/ SC (2003). Psicóloga clínica para adultos. Professora de Psicologia da Comunicação/Psicologia Social/Psicologia Geral no Instituto Educacional Luterano de S/C IELUSC – Joinville/SC.


MARIA APARECIDA DE FREITAS - Psicóloga Gestalt terapeuta - Especialista Clínica
CRP 12/00931
Graduação em Letras, na Fundação Universidade Norte Catarinense - Faculdade de Ciências e Letras – Joinville/SC – (1975). Graduação em Psicologia - Associação Catarinense de Ensino – Joinville/SC – (1992) – Especialista Clínica com Formação em Gestalt Terapia pelo Configuração – Centro de Estudos e Atividades Gestálticas de Florianópolis/SC (1995) – Especialização em Processo e Terapia Grupal pelo Centro Gestáltico de Montevidéu/Uruguai, com o Psicólogo Alejandro Spangenberg (1998) – Desenvolve trabalhos em Gestalt Pedagogia e Grupos de Desenvolvimento Pessoal em Empresas e Escolas – Responsável Técnica junto ao CRP 12 pelo Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas - Joinville/SC, do qual é co-fundadora. Autora dos Cursos: Desenvolvimento da Expressão Oral e Escrita para Jovens e da Formação em Gestalt Terapia para Criança e Adolescente, ministrados no Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas. Diretora de Ensino e Geral do Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas - Joinville/SC.


NAIDI DEQUECH GAVARRETE VALLADARES – Psicóloga Gestalt terapeuta - Especialista Clínica
CRP 08/ 0330
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC - Curitiba/PR (1974). Especialização a Nível de Pós- Graduação: Gestalt Terapia, Centro de Estudos de Gestalt do Paraná (1981). Terapia de Família, Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura (1992). Supervisora de Gestalt-Terapia de adulto e criança. Membro da Comissão Científica do CRP PR sobre “ArteTerapia como recurso psicoterapêutico”.


SUELI DE SOUZA CAGNETI - Professora – Doutora em Letras
Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Fundação Educacional da Região de Joinville – FURJ – Joinville/SC (1978). Mestrado em Letras/Literatura Brasileira – Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis/SC (1988) – Dissertação: A inventividade e a transgressão nas obras de Lobato e Lygia: confronto. Doutora em Letras – USP (Universidade da Região de São Paulo) (1994) – Tese: A viagem da busca: do objeto transcendente ao objeto imanente. Das novelas de Cavalaria à Literatura Juvenil no Brasil e em Portugal. Em andamento: Pós-doutorado na Universitã per Stranieri – Perugia/Itália – Coordenadora do PROLIJ e Professora de Literatura Infantil dos Cursos de Letras, Pedagogia e Pós-Graduação da UNIVILLE - Joinville/SC. Autora do livro: “Livro, que te quero livre”.