Cursos
Workshops
Atividades Permanentes
 
Quem Somos
Objetivos
Convênios
 
 
 
 
 
 
ÁREA EDUCACIONAL
CURSO: A ABORDAGEM GESTÁLTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM – UMA PEDAGOGIA DAS RELAÇÕES (GESTALTPEDAGOGIA)
CURSO: A REDAÇÃO COMO EXPRESSÃO DO EU – UMA EXPERIÊNCIA GESTÁLTICA NA EDUCAÇÃO
CURSO DE DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA COM ADOLESCENTES
CURSO: A REDAÇÃO COMO EXPRESSÃO DO EU – UMA EXPERIÊNCIA GESTÁLTICA NA EDUCAÇÃO
“Mais importante do que ensinar as técnicas da redação aos alunos, é lhes oferecer um ambiente tranqüilo e uma relação de confiança. Só assim, sentindo-se aceitos em sua individualidade, eles expõem seus sentimentos e suas emoções, produzem belíssimos textos, tornam-se poetas. Provavelmente, sem seguir a métrica tradicional, tornem-se pessoas mais inteiras, exteriorizando-se a cada momento, sem medo, sem pressa, na medida de seu próprio andar”.

Maria Aparecida de Freitas Romais


“Estou vendo e ouvindo algo diferente do meio escolar.
Sim, é um pássaro cantando!
Quem diria que entre deltas, eras, letras, números e aprendizado, cantaria um pássaro”.

Lucas Hildebrand – aluno do Colégio Bom Jesus


Objetivos:

Oferecer aos professores a possibilidade de se experienciar como alunos num clima emocional amistoso, para que eles possam contatar com seu potencial criativo, direcionando-o para o ambiente de trabalho e para a produção de seus textos.

Metodologia:

Seguindo os conteúdos programáticos conhecidos pelos professores, desenvolver vivências, dinâmicas de grupo, conversas e debates, com o fim de lhes propiciar contato com temas de interesse de seus alunos: adolescentes e crianças.

Programa:

Bases filosóficas e princípios teóricos da abordagem gestáltica na compreensão do ambiente escolar e da relação professor-aluno. O método dialógico-fenomenológico. Técnicas artísticas e corporais que propiciem o auto- conhecimento e a criatividade. Vivências, Dinâmicas de Grupo, Conversas e Debates. A construção de temário a partir da fase de desenvolvimento do aluno.


Clientela:
Professores de redação e língua portuguesa de qualquer nível.
Carga horária: 144 horas – 18 meses – encontros mensais de 8 horas
Workshops:
8 horas - aos sábados, na Chácara Quiriri