Cursos
Workshops
Atividades Permanentes
 
Quem Somos
Objetivos
Convênios
 
 
 
 
 
 
PROJETOS GRUPAIS
PROJETOS
PROJETO: GRUPO TERAPÊUTICO PARA VIÚVAS E VIÚVOS
PROJETOS
CONTROLE DO TABAGISMO

Objetivo Geral

O programa é destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentindo.

Objetivos Específicos

O processo do programa consiste em perguntar, avaliar, aconselhar, preparar e acompanhar o fumante para que deixe de fumar.

Transmitir aos participantes informações sobre os malefícios do tabagismo, do tabagismo passivo, da dependência de nicotina e propor formas para a cessação de fumar.

Metodologia

- Consiste de uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a plicar o que aprenderam com o grupo, visando atingir os objetivos propostos.
- Essa abordagem contém todos os elementos significativos para ajudar fumantes a pararem de fumar e permanecerem sem cigarros, abordando os comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes.
- Usa-se a interação do grupo para incentivar e apoiar as mudanças, sem, no entanto, estimular a dependência dos participantes ao grupo.

Duração do Programa

1º mês Entrevista de 1h + 4 encontros de 2 horas = 9 horas
2º mês 1 encontro – 2h + 1 encontro – 4h = 6 horas
3º mês 2 encontros – 2h = 4 horas
4º mês 1 encontro – 2h + 1 encontro – 4h = 6 horas
Total - 4 meses 10 encontros = Total 25 horas


Número de participantes: até 15

Local:

Sede do Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas
Rua Teresina, 128 – Esquina com Avenida Beira-Rio - Saguaçu – Joinville - SC

Coordenadores:

Cristina Helena Manteuffel – CRP 12/03250
Celular: (47) 91079170
Graduação em Psicologia – Associação Catarinense de Ensino (1995)– MBA Gestão Estratégica de Pessoas – Fundação Getúlio Vargas (2006)– Treinamento para Abordagem e Tratamento do Fumante no SUS (2010)– Instrumentação de Coaching e Mentoring – Técnicas de Ensino do Trabalho –Liderança Participativa com Abordagem Situacional – CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Psicoterapeuta de Adultos – Coordenadora de Grupos de Controle do Tabagismo. –

Maria Aparecida de Freitas Romais - CRP 12/00931
e-mail: cida@fronteirasgestalticas.com.br
Fone: (47) 3026 6740
Graduação em Psicologia – Associação Catarinense de Psicologia (1992) – Formação em Gestalt Terapia pelo Configuração – Centro de Estudos e Atividades Gestálticas de Florianópolis/SC (1995) – Especialização em Processo e Terapia Grupal pelo Centro Gestáltico de Montevidéu/Uruguai, com o Psicólogo Alejandro Spangenberg (1997) – Treinamento para Abordagem e Tratamento do Fumante no SUS (2010)– Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Grupos - Desenvolve trabalhos de Desenvolvimento Pessoal em Escolas e Empresas: formação de equipes, resolução de conflitos. Coordenadora de Grupos de Controle do Tabagismo.


Maria Aparecida de Freitas Romais – CRP 12/00931
Responsável Técnica junto ao CRP 12 – Coordenadora do Programa do Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas

GRUPO TERAPÊUTICO PARA VIÚVAS E VIÚVOS

APRESENTAÇÃO
Psicoterapia Breve com Grupo Terapêutico tendo como clientela mulheres e homens que perderam seu cônjuge.


Objetivo Geral
- Auxiliar na elaboração do luto em viúvas e viúvos, tendo ocorrido a morte do cônjuge no período de um a seis meses.

Objetivos Específicos
- Levantar o perfil emocional e comportamental de mulheres e homens que procurarem o atendimento do grupo terapêutico.
- Auxiliá-los a identificar e expressar seus sentimentos no que se refere à perda do cônjuge e de sua própria identidade.
- Orientá-los a respeito dos papéis que passarão a desempenhar após a perda do cônjuge.
- Orientá-los na retomada de atividades cotidianas sem a presença do cônjuge.
- Comparar as reações emocionais e comportamentais das mulheres e homens que participaram do grupo terapêutico, com dados obtidos, antes e após o término do processo.

METODOLOGIA
1 - Clientela
Mulheres e homens de várias faixas etárias que perderam seu cônjuge por morte, no período de um a seis meses.

2 - Instrumentos e técnicas utilizadas
2.1 - Etapa diagnóstica
- Levantar o perfil emocional e comportamental das mulheres e homens que procurarem o atendimento de grupo através de entrevista individual com questionário semi-aberto registrado pelo terapeuta.

2.2 - Etapa de intervenção
Através da metodologia dialógica e fenomenológica da Gestalt Terapia, realizar várias atividades terapêuticas como: dinâmica de grupo, relaxamento, auto-biografia, encenação, etc. para promover um clima de confiança entre as mulheres e os homens do grupo, a fim de que todos possam expressar seus sentimentos, emoções ao resgatar suas histórias e relembrar e elaborar suas perdas.


Número de participantes: até 12
Local:
Sede do Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas
Rua Teresina, 128 – Esquina com Avenida Beira-Rio – Saguaçu – Joinville – SC

Coordenadoras:
Andrea Yara Reiprich Dietrich – CRP 12/05402
Graduação em Psicologia na Associação Catarinense de Ensino de Joinville – ACE/ SC (2005). Formação em Terapia Familiar com enfoque Sistêmico pela Clínica Integrada de Curitiba/PR (2007). Atua há 6 anos como Psicóloga Clínica bilíngüe: alemão e português no atendimento individual e familiar.

Maria Aparecida de Freitas Romais – CRP 12/00931
Graduação em Psicologia – Associação Catarinense de Psicologia (1992) – Formação em Gestalt Terapia pelo Configuração – Centro de Estudos e Atividades Gestálticas de Florianópolis/SC (1995) – Especialização em Processo e Terapia Grupal pelo Centro Gestáltico de Montevidéu/Uruguai, com o Psicólogo Alejandro Spangenberg (1997) – Treinamento para Abordagem e Tratamento do Fumante no SUS – Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Grupos - Desenvolve trabalhos de Desenvolvimento Pessoal em Escolas e Empresas: formação de equipes, resolução de conflitos. Coordenadora de Grupos de Controle do Tabagismo.

Maria Aparecida de Freitas Romais – CRP 12/00931
Responsável Técnica junto ao CRP 12 – Coordenadora do Projeto: Grupo Terapêutico de Viúvas e Viúvos – do Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Fone : (47) 3026 6740
e-mail: contatos@fronteirasgestalticas.com.br